sábado, 20 de agosto de 2011

Jequitinhonha é desprezado pela sua própria Universidade

Noticia que recebi por email do Leonardo Pinheiro de Diamatina. Lamantável, leiam:

 

UFVJM abre campus em Unaí e Janaúba.

Vai mudar de nome?

 

Jequitinhonha é desprezado pela sua própria Universidade

Mais uma vez, o Vale do Jequitinhonha é desprezado. Desta vez, pela sua própria Universidade. O Conselho Universitário aprovou e a Presidenta Dilma assinou, nesta terça-feira, 16.08, a criação de um campus em Janaúba, no norte de Minas, e em Unaí, no noroeste de Minas, perto de Brasília. Estas duas cidades já tem campus da Unimontes, universidade pública estadual.
Cidades como Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim e Almenara, tentam e sonham implantar uma unidade de campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Porém, suas lideranças técnicas e políticas pouco articulam e encaminham projetos para viabilizar tal sonho. E ainda, por cima, várias entidades do Vale como FECAJE, ASA semiárido, AMEJE, FETAEMG, AMAJE, Fundo Cristão e AMBAJ têm representação no Conselho Universitário que aprovou propostas de criação de campus fora do Vale.
Isto é um desrespeito com a região, com a juventude, com os estudantes, com o desenvolvimento da região.
Em 2003, eu trabalhava com Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Elaborei o projeto de lei de criação da UFVJM, apresentado pelo deputado Carlos Mota (PSB-MG). Foram várias reuniões e audiências com os Ministros da Educação, Cristóvam Buarque e Tarso Genro, além da Casa Civil, com José Dirceu. Optou-se pela transformação da FAFEID - Faculdades Federais Integradas de Diamantina em UFVJM, com campus em Diamantina e Teófilo Otoni.
O projeto original propunha campus em Diamantina, Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim Almenara, Teófilo Otoni, Porto Seguro e em Montanha, no norte do Espírito Santo.
O Ministro Tarso Genro argumentou a limitação de recursos e propôs apenas os campus de Diamantina e Teófilo Otoni, mas mantendo a indicação de criação dos próximos campus em Araçuaí e Almenara.
Em 5 anos da nossa Universidade, o que se viu foi o debate de criação de campus em Curvelo e Governador Valadares.
Nós, do Vale, ficamos olhando e vendo a banda passar. Nada fizemos, pouco articulamos. E o pior: na hora de aprovar os campus fora do Vale ou fomos omisso ou votamos a favor de tal distorção da UFVJM.
A Reitoria da UFVJM deve justificar que os recursos alocados seriam para as cidades beneficiadas. Ou seja, os deputados que articularam devem ter indicado os endereços dos investimentos, longe do Vale.
Cadê nossos representantes? Cadê os deputados que sempre buscam os votos na nossa região e depois somem? Por que nós não cobramos isso deles? Ficamos puxando o saco, babando ovo, quando deveríamos propor e e cobrar destes representantes nossos.
O ex-presidente Lula estará em Araçuaí, nesta sexta-feira, 19.08, às 14 horas, no IFET-Campus Araçuaí. Será paraninfo da primeira turma de técnicos ada instituição. É uma boa hora para cobrarmos dele e reivindicar sua gestão junto à sua cria política , a Presidente Dilma Roussef.
"Ô Lula, que vergonha! Queremos Universidade no Jequitinhonha!" seria um bom grito de guerra para fazê-lo ouvir as vozes das ruas e dos rincões do Vale.
Ele deve se assustar e perguntar se UFVJM não está na região. Somente em Diamantina e Teófilo Otoni, nas portas de saída dos Vales, seria a resposta.
Precisamos de Universidade no miolo, no coração do Vale.
Fonte: Por Álbano Machado, Blog do Banu



conheça Diamantina no blog do passadiço virtual:
http://passadicovirtual.blogspot.com/
Leia e assine a Voz de Diamantina - Informações: Sr. Quincas
(38) 3531-3129

terça-feira, 26 de julho de 2011

Sobrado Domingos Pimenta, Cadê a proteção do Nosso Patrimônio Cultural?

No domingo dia 11 de Julho de 2010, cerca de 19 horas, o Casarão (Sobrado) de Domingos Pimenta, ardia em chamas. Muito se falou à época sobre este problema: o que o poder público municipal estava fazendo para proteger os bens históricos da cidade de Capelinha, que a cada dia que passa, vai crescendo e se tornando uma cidade moderna, esmagando a arquitetura colonial mineira que um dia embeleza estes Vales do Córrego Areão.
Um ano se passou, foram feitas denúncias ao Ministério Público de Minas Gerais e mais nenhuma atitude foi tomada. Lembro que foi divulgado fato semelhante que ocorrera anos atrás na cidade de Santa Maria do Suaçuí, há 75 km de Capelinha, quando um proprietário de Casarão Histórico o demoliu e foi condenado a refazê-lo.
Mas será que em Capelinha, o propósito de preservação da memória coletiva cultural não será realizada? Por onde andará os digníssimos Conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, curador desta área em Capelinha? Como ocorre em muitos outros municípios, são só fachada. É lamentável que após um ano, e como mostra as fotos em sequencia (lembro que a a realidade é ainda pior, o espaço se transformou em estacionamento), tudo continua na mesma, ou nada. Recordo da fatídica briga entre Conselho do Patrimônio Cultural e Paróquia Nossa Senhora da Graça em 2008, quando inciaram-se as reformas estruturas da Matriz. Cadê a ênfase de proteção daqueles tempos? Sei que o Conselho mudou de membros, mas sua filosofia de trabalho, não poderia. A família Pimenta ainda comanda.

Foto 1: Casarão ardendo em chamas por volta das 19:30hs

Foto 2: Casarão em chamas e o caminhão Pipa da Prefeitura por volta das 21 horas

Foto 3: Dia seguinte, 12/07/2010 pela manhã

Foto 4: Resultado do incêndio: casa demolida pelos proprietários(02/12/2010)
O Sobrado foi inventariado pelo município como Patrimônio Cultural em 2002. Sua ficha pode ser encontrada no Blog capelinhacultural.zip.net

segunda-feira, 18 de julho de 2011

15ª festa do Setubinhense Ausente

No final do mês tem a 15ª festa do Setubinhense Ausente.
O destaque fica para a apresentação da dupla Teodoro & Sampaio.

Abaixo a Programação:
29/07: Trem Bala e Eduardo Neto
30/07: Teodoro & Sampaio, Fernanda Garcia e Banda Kollado Nela
31/07: Zumbaba e Fina Flor do Forró.

É curtir o final do mês de férias em Setubinha, pois a programação do Aguaboense Ausente 2011 tá péssima

quinta-feira, 7 de julho de 2011

29ª Exposição Agropecuária em Santa Maria do Suaçuí

Este mês acontece em Santa Maria do Suaçuí a tradicional Exposição e Feira Agropecuária, que está na 29ª Edição.
Confira Abaixo as atrações com as datas das apresentações.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Festa do Aguaboense Ausente 2011

A Festa do AguaBoense Ausente 2011, está confirmada para os dias 28 a 31 de Julho.

Até o momento, a unica atração que foi confirmada foi a Banda Baiana Fuguetão Baiano.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Corpus Christi em Capelinha

Ontem 22/06/11 dia de Corpus Christi, como acontece nos países de maioria Católica, foi feriado em Capelinha/MG, feriado este só decretado pela Prefeitura as 16hs do dia anterior.
Mas o que importa foi que as Paróquias de Capelinha, Nossa Senhora da Graça e Nossa Senhora Aparecida, mantiveram a tradição e realizaram as procissões pela cidade, com as ruas enfeitadas. 

Procissão descendo pela rua Domingos Pimenta, em frente ao Fórum  de Capelinha

Procissão saindo da frente do Fórum em direção a rua das Flores

Instituto Criasom em Capelinha/MG

Foi inaugurado em 21/05/2011, o Instituto Cultural Criasom em Capelinha/MG. Com o objetivo de introduzir a arte da Luthiaria no Vale, com o Projeto Arte Viva Luthiaria patrocinado pelo Banco do Nordeste através do Programa BNB Cultural. A principio estão sendo oferecidos cursos para formação de Luthiers (profissional que constrói violas e violões). O curso será feito com duas turmas de seis alunos cada, que construíram os instrumentos e que serão doados a instituições musicais do Brasil. Um instrumento feito pelo novo Luthier será seu, como forma de apresentar seu trabalho ao mundo. O espaço onde será executado o projeto fica numa das áreas com grande apelo cultural de Capelinha, na rua Juscelino Barbosa que possui pavimentação em pedra e fica próxima a Igreja Matriz. O prédio foi restaurado pelo Instituto que construiu anexo a oficina. A decoração é rústica, com murais personalizados: relógios em madeira com diversos fusos horários mundiais, exposição das moedas que circularam no Brasil. Quem não sabe jogar xadrez aprende lá também. Há cursos de música com instrumentistas de Capelinha, que por enquanto estão sendo feitos há quem participar do projeto de Luthiaria. Este é um projeto pioneiro e que servirá de exemplo para outras cidades da região.

Parte externa do prédio sede do Instituto

Parte interna do Instituto, ao fundo pessoas no tabuleiro de Xadrez

Oficina onde será feito o curso de Luthiaria

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Expoita 2011 - Itamarandiba

A 18ª Edição da Expoita - Exposição Agropecuária de Itamarandiba - foi confirmada, com grandes atrações. A Festa acontece de 13 a 17 de julho, prometendo ser o melhor evento das férias na nossa região.
Dias 13 e 14 de Julho a entrada no parque de exposições é franca, sendo que dia 14 o show principal é do Grupo "Calcinha Preta".


Dia 15 de Julho: Banda D'javú e Dj Juninho Portugal
Dia 16 de Julho: Amado Batista


Dia 17 de Julho: Acontece a 8ª Etapa da Copa Brasil de Supercross

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sexta com Arte em Turmalina

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Casa da Cultura de Turmalina, está preparando um novo evento para quem curte estar com os amigos e apreciar o que há de melhor nesta terra. O Projeto Sexta com Arte, vem preencher uma lacuna, para quem quer iniciar o final de semana, curtindo boa música e apreciando os famosos artesanatos Turmalinenses. A Sexta com Arte, acontecerá uma vez ao mês, na primeira sexta-feira, na Praça da Matriz. No mês de agosto, que antecede o FESTUR, o evento acontecerá todas as sextas. Este evento faz parte do Plano Municipal de Turismo de Turmalina, que visa ampliar a demanda turística e fomentar esta atividade em toda a cadeia do município.
A 1ª Sexta com Arte acontece agora dia 10 de Junho.
Um bom exemplo para toda a região.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Centro Cultural em Angelândia

Dia 1º de Maio, foi inaugurado em Angelândia o Centro Cultural Professora Hermelinda Gandra. Este espaço é gerenciado pela recém criada Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contém peças em exposição, com fotografias que contam parte da rica história cultural de Angelândia, que todos conhecem por serem o município da Fazenda Alto dos Bois.
Visitantes dentro do Centro Cultural

Peça em Exposição
O Centro Cultural é aberto para visitações públicas e está em fase de estruturação. É o primeiro espaço desta natureza na região.
Dona Hermelinda Gandra, em seu discurso. Primeira Professora de Angelândia


Festa do Café 2011 em Angelândia

Angelândia se prepara para realizar a 4ª Festa do Café, dias 08 e 09 de Julho.

Dia 08, recebe o cantor Amado Batista.

Dia 09, a Banda Trem Bala.


A festa promete ser uma das melhores das férias de Julho na região.
Uma pena que tenha que acontecer no estádio municipal, maltratando o gramado, mas acredito que com as proporções que esta festa toma, não demorará para ser construído um parque de exposições.

Festa do Peão 2011 de Aricanduva

Começa hoje a Festa do Peão em Aricanduva, com atrações sertanejas que nos levam aos tempos da moda de Viola.
Hoje tem Marcelinho de Lima e Camargo.

Amanhã, a tradicional Dupla Di Paulo e Paulino.


Que festança...

Voltando

Faz muito tempo que não posto nada aqui. Andei meio desanimado do Blog. Mas voltei, quem sabe pra ficar?